Lista de Mestres   Biografia do Mestre

Cavazzano, Giorgio


Cavazzano, Giorgio
Giorgio Cavazzano é considerado o melhor Mestre Disney Italiano em atividade. Seu estilo, inovador e dinâmico, mudou o estilo das HQs Disney na Itália. Em suas histórias, mesmo naquelas aventurescas, ele apresenta um lado humorístico por meio de caricaturas e exageros.

"O Soluço Que Martela" (Revista Mestres Disney, no. 2, de 2005). No exemplo acima, com roteiro de Giampaolo Barosso, vemos Donald e Peninha na primeira história totalmente desenhada por Giorgio Cavazzano. Observe-se que seu traço ainda era bem influenciado pelo de Romano Scarpa.

"O Tesouro do Galeão" (Revista Almanaque Disney, No. 132, de 1982). Neste exemplo, com roteiro de Osvaldo Pavese, começa a mudança de Cavazzano para sua libertação da influência de Scarpa. Segundo declaração dele mesmo, foi a partir dessa história que os patos passaram a se movimentar de um modo diferente do usualmente desenhado. Estava criado o estilo próprio de Giorgio que iria, por sua vez, influenciar outros desenhistas Disney. Observe-se a movimentação dos patinhos.

"As Cartas Hipnóticas" (Revista Almanaque Disney, no. 299, de 1996). Acima, mais um exemplo com roteiro de Osvaldo Pavese numa história com Mickey, onde pode-se observar uma característica de Cavazzano que é desenhar cenários e maquinários com bastante realismo.

"Mickey Apresenta A Estrada da Vida" (Revista Mestres Disney, no. 2, de 2005). Neste exemplo acima, com roteiro de Massimo Marconi, uma história feita em homenagem ao famoso cineasta italiano Federico Fellini, onde Giorgio Cavazzano apresenta seu estilo próprio já bem amadurecido e onde ele mescla vários personagens Disney. Observe-se Mickey, Minie e Bafo-de-onça em seus trajes tradicionais estilo Gottfredson.

"O Homem dos Patos" (Revista Tio Patinhas, no. 339, de 1993). E por fim, acima, com roteiro de Rudy Salvagnini, uma história onde Cavazzano presta uma linda homenagem a Carl Barks, o eterno Homem dos Patos. Vale a pena ler essa HQ. Observe-se ainda o excelente cenário inicial ocupando toda a primeira página.

Texto e Pesquisa: Cesar Brito
Colecionador e Gibólogo
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.